Pages

Os Perigos Das Bebidas Energéticas Em Crianças E Adolescentes

http://www.oitobits.net/wp-content/uploads/mario_energy_drink.jpgMuitos pais e educadores vem se deparando com o nítido aumento da ocorrência do uso de bebidas energéticas por crianças e adolescentes, constatando que, na faixa etária entre 9 a 14 anos sua utilização está cada vez mais popular. Normalmente os adolescentes fazem uso da bebida estimulante fora de casa, o que acarreta em falta de conhecimento dos responsáveis. A verdade é que, mesmo não sendo uma bebida alcoólica, devemos nos conscientizar de que o seu uso abusivo causa malefícios à saúde dos pequenos e que é nosso dever orientá-los quanto a estes possíveis efeitos.
Para adultos acostumados a tomar muito café ou Coca-Cola, é provável que os energéticos não causem nenhum efeito colateral. Mas, dependendo da sensibilidade ou do hábito de cada um, o consumo desse tipo de bebida pode levar à taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), tonturas ou insônia, justamente pelo efeito de excitação causado pela cafeína.

O principal intuito das bebidas energéticas é estimular o cérebro, para que este entre em um estado de alerta, até bem pouco tempo atrás eram utilizadas apenas por pessoas que desejavam aumentar sua capacidade mental, muitas vezes devido ao cansaço e a necessidade de concluir trabalhos ou estudos, ou ainda para o aumento da capacidade física, seja para prática de exercícios físicos ou aumento do pique para jornadas noturnas, hábito muito comum entre os jovens, que na maioria das vezes ainda faz uma mistura perigosa com bebidas alcoólicas. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) o energético mascara o gosto do álcool, o que colabora para uma maior ingestão de doses de bebidas alcoólicas e promove uma falsa sensação de bem estar, onde a pessoa se sente mais “ligada” e muitas vezes se considerando inclusive capaz de dirigir, concomitantemente a isto temos o fato de ser uma bebida hipertônica, o que por sua vez aumenta a sede.
Além disso, podemos citar os malefícios à saúde que as bebidas energéticas podem apresentar se utilizadas por um organismo em franco desenvolvimento e com intensa ação hormonal como é o caso dos adolescentes; estes efeitos vão desde alterações no fígado até enxaquecas e problemas gástricos, incluindo ainda alterações da pressão arterial e insônia. Deve-se alertar ainda aos adultos que mantém o hábito de fazer uso dos energéticos, para que não pratiquem exercícios físicos quando ingerirem a mesma, pelo fato desta bebida já acelerar os batimentos cardíacos através da ação de seus componentes. Por isso se faz necessário que haja moderação no uso desse tipo de bebida, para que mais tarde não ocorram prejuízos à saúde.

Autor: DRA. ANA ZENI

Retirado de:http://www.artigonal.com/ezine/960513

0 Comentários:

Postar um comentário

Regras dos Comentários

1° É proibido o uso de palavras chulas ou frases que insulte outros visitantes.
2° Comente sobre a postagem e não sobre outros assuntos.
3° A Remoção dos Comentários fica a Critério do Autor.