Pages

Suicídio em massa

http://setimodia.files.wordpress.com/2011/05/suicidio.gifContava uma professora que morou na Europa por muitos anos, que na Inglaterra houve um caso bastante interessante que mostra o que a influência, crendices e uma idéia podem gerar. Em uma pequena cidade de atividade rural, onde ela foi morar, próxima a Londres, corria uma história no mínimo bizarra que aconteceu nos anos 80. A história conta que uma empresa comprou um terreno na cidade no inicio da década de 80 e construiu uma empresa de distribuição de produtos químicos. Na região que era tomada por protestantes puritanos, boatos locais começaram a ganhar força. Eles falavam sobre aparições de fantasmas que estavam incomodados com a construção de parte da empresa sobre o antigo cemitério da cidade. Para a empresa, isso não foi um problema….. no inicio. 

Contudo, depois de um tempo, um funcionário que trabalhava no turno da noite, se suicidou. E logo, na semana seguinte, outro. Após um mês outro. E em seguida outro. Em cinco meses de funcionamento já havia oito funcionários que se suicidaram. Práticas organizacionais para melhorar o ambiente de trabalho foram adotadas, salários aumentados mas nada adiantou, pois pouco tempo após, um outro funcionário se enforcou no escritório. Os habitantes locais, crentes que a desgraça era proporcionada pela construção da empresa em um terreno sagrado, começaram a fantasiar também aparições e não demorou para o primeiro suicida da cidade que não era funcionário da empresa aparecer, escrevendo na sua carta de despedida ser perseguido por fantasmas. A histéria tomou conta e em menos de um ano mais de 10 moradores já havia se suicidado pelo mesmo motivo. Enquanto isso, os funcionários da empresa continuaram a se matar até que ninguém aguentava mais o clima da empresa e resolveram fechar pois nenhum funcionário ia trabalhar.

A lenda da maldição da fábrica se espalhou e os moradores decidiram que a atitude mais cabível ao momento era destruir a fabrica e devolver o terreno ao cemitério. E assim o fizeram. Após o ocorrido, durante a limpeza do terreno foi encontrado uma jazida de uma metal não identificado. Após analise, descobriram que era chumbo. Suspeitando que a resposta para toda essa confusão poderia estar aí, a polícia local pediu uma analise do ar. Novamente, chumbo em grande quantidade. Foi então que descobriram o motivo: chumbo em excesso. O chumbo contaminava os funcionários que frequentavam o ambiente carregado pelo metal. O excesso de chumbo causava depressão profunda e as pessoas se suicidavam. Ok, mas e os moradores da cidade que não eram funcionários da empresa? Influência. Foram influenciados pelas crenças locais e o medo gerou um trauma que provavelmente ocasionava insônia. A insônia diminuia a qualidade de vida, visto que, alguns dos suicidas passavam dias sem dormir por causa do medo e tinham uma característica em comum: todos moravam sozinhos. Por fim, ficavam doida pela privação do sono e acabavam entrando também em depressão que resultava no suicídio. Incrível  o que um crença misturado com influencia popular podem fazer, não é?

http://ahduvido.com.br/10-disturbios-culturais-bizarros/

0 Comentários:

Postar um comentário

Regras dos Comentários

1° É proibido o uso de palavras chulas ou frases que insulte outros visitantes.
2° Comente sobre a postagem e não sobre outros assuntos.
3° A Remoção dos Comentários fica a Critério do Autor.